quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como o psílio reduz o colesterol

O psílio é uma fibra solúvel e natural proveniente de uma planta herbácea do Mediterrâneo. É o ingrediente ativo de laxantes, como o Metamucil, e pode ser usado para enriquecer alimentos, como os cereais instantâneos. Durante décadas, o psílio era prescrito por médicos para prevenir a constipação ou para regular as evacuações de pacientes com síndrome do intestino irritável, diverticulose ou hemorróidas. Entretanto, recentemente, verificou-se que ele reduz o colesterol no sangue. Acredita-se que ele estimula a conversão do colesterol em ácido biliar e que aumenta a excreção de ácido biliar. Ele também pode diminuir a absorção intestinal do colesterol.
Uma revisão de oito estudos clínicos descobriu que as pessoas com nível moderado a levemente alto de colesterol no sangue, que seguiram uma dieta pobre em gordura e consumiram 10,2 g de psílio diariamente durante mais de oito semanas, reduziram seu colesterol total em 4% e o colesterol LDL em 7%, se comparadas às pessoas que fizeram uma dieta pobre em gordura, mas que não consumiram psílio. Nos estudos que utilizavam o cereal enriquecido com psílio, cerca de 10 a 12 g de psílio por dia, o colesterol total caiu 5%, e o colesterol LDL, 9%, mais do que a redução alcançada somente com uma dieta pobre em gordura.
Na verdade, são necessários pelo menos 7 g de fibra solúvel de psílio por dia para se ter os benefícios saudáveis ao coração. Entretanto, ele pode causar gases se for consumido em uma grande quantidade em pouco tempo. Talvez você precise estabelecer a dosagem. O psílio também deve ser consumido com quantidade certa de líquidos.
Os grãos integrais são outra fonte importante de fibra dietética. Veja a próxima seção para saber como os grãos integrais podem ajudar a reduzir o colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário