Janeiro 5th, 2011
A Rinite é uma irritação ou inflamação das mucosas no nariz que pode ter origem alérgica ou não alérgica.
Os sintomas mais comuns são o corrimento nasal, congestão nasal e o gotejamento pós-nasal.
De um modo geral, a Rinite é uma resposta protectora das as mucosas que produzem mais muco para responder à irritação e inchaço das vias nasais.
As causas mais comuns da Rinite são o resfriado comum, a temperatura fria, ou as alergias ou irritantes ambientais. O desconforto da Rinite podem interferir com as actividades diárias, pelo que devem ser tratadas quanto antes para não prolongar a irritação permitir uma rápida recuperação. Existem alguns remédios naturais eficazes, e sem efeitos secundários que são úteis no tratamento de casos de Rinite em crianças e idosos, ou em quem prefira, ou não possa tomar medicamentos.
Tratamento Natural para Rinite
• O primeiro passo no tratamento natural de casos de Rinite deve ser a procura de alívio através de anti-histamincos naturais, que podem ser muito eficazes no combate dos sintomas mais incomodativos da rinite alérgica.
• A lavagem nasal reduz a quantidade de muco nas fossas nasais. A lavagem com uma solução salina pode ser usada, inalando por uma narina de cada vez, e cuspir e assoar posteriormente o excesso.
• Evitar alimentos alérgicos e irritantes que possam agravar a Rinite. Quando estiver com sintomas de Rinite evite: produtos lácteos, como o leite, queijo e iogurte. Trigo, milho, cevada, aveia, centeio, avelãs, arroz selvagem, soja, feijões, lentilhas e batatas.
• Um estilo de vida e alimentação saudável. A prática de exercício regular, bons períodos de descanso, dormir horas suficientes (7h min para adultos), e evitar o stress são factores que aumentam o seu sistema imunitário permitindo combater sintomas de Rinite com maior facilidade.
• Beber chá com uma mistura de flor de sabugueiro e urtigas e beber 2vezes por dia para alivio dos sintomas de Rinite. Pode também usar tintura de sabugueiro e tomilho, e ainda adicionar uma gotas de echinacea.
• A quercetina é uma erva bem conhecida que age como um poderoso anti-oxidante que estimula o sistema imunológico e melhora a circulação.
Anti histaminicos naturais
Março 3rd, 2010
As reações alérgicas produzem histamina como um mecanismo de auto-defesa do organismo.
Seja qual for o anti-histamínico que use, este servirá para reduzir ou eliminar os efeitos trazidos pela histamina no corpo. Os efeitos mais conhecidos são os espirros, alergias, etc…
Os anti-histamínicos são comummente usados no tratamento de riníte alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite de contato, urticária, angioedema e prurido (ex: dermatite atópica e picadas de insetos).
Anti-Histaminicos Naturais
• Como histaminicos naturais, a Camomila (Matricaria chamomilla) é rica em propriedades anti-histamínicas. As flores podem ser trituradas e usadas contra edemas inflamatórios. Pode também fazer um chá de Camomila 2-3 vezes ao dia. A camomila pode raramente causar reações alérgicas, pelo que se isso ocorrer deve simplesmente descontinuar o uso.
• Mamão (Petroselinum crispum). Inibe a secreção de histamina. Suco de mamão pode ser tomado, assim como utilizado tópicamente para atacar a histamina.
• Equinácea (Echinacea purpurea). A equinácea pode ser tomada em chá, remédio, ou de forma natural, e é utilizada para tratamento de infeções do trato respiratório. A equinácea tem provadas propriedades anti-histamínicas.
• Erva-doce (Foeniculum vulgare). Mais frequentemente utilizada para casos de indigestão, espasmos no trato digestivo, ou para facilitar a expulsão de catarro dos pulmões. É rica em antioxidantes e tem quercetina que é um forte anti-histamínico natural, cientificamente aceite como eficaz contra a histamina. Pode fazer um chá e beber 2-3 vezes por dia.
• Gengibre (Zingiber officinale). O gengibre funciona bem em reacções alérgicas tais como urticária e pápulas. Corte uma fatia de uma raiz de gengibre, ferva-a em água por 15 minutos e beba até 2 a 3 chávenas por dia. Para aplicação tópica pode humedeçer um pano no chá, e assim que estiver à temperatura ambiente, pode usar o pano como uma compressa. Pode também adicionar chá de gengibre a um banho de imersão.
• Reishi (Ganoderma lucidum). Considerado o cogumelo da imortalidade, e recentemente pesquisadores japoneses descobriram que também age como um anti-histamínico natural, tornando-o útil n o tratamento de alergias.
• Tomilho (Thymus). É um anti-histamínico natural, além de ter propriedades anti-sépticas que ajudam na limpeza de infecções. O óleo essencial tem demonstrado ter uma actividade anti-microbiana eficaz contra uma variedade de tipos diferentes de bactérias e fungos.
• Vitamina C. É um agente anti-histamínico natural, principlamente se usada em doses elevadas, cerca de 3.000 mg a 5.000 mg por dia.
• Oregãos (Origanum vulgare). Tem pelo menos sete diferentes produtos químicos anti-histamínicos, sendo portanto eficaz contra alergias, fungos e infeções.
• Erva-cidreira, também conhecida como melissa, tem. Tem acção anti-histamínica e é útil no tratamento de eczema e dor de cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário