Publicado 6 de março de 2010 | por admin
A levedura ou levedo (de maneira geral) é na verdade um fungo utilizado na fermentação do açúcar de cereais, o que leva à produção de álcool, muito utilizado na indústria de bebidas. A espécie mais importante de levedura é a saccharomyces cerevisiae, vulgarmente chamada de levedo de cerveja.
Quando a levedura perde sua utilidade para a indústria cervejeira é vendida para outras empresas, pois ainda preserva inúmeras propriedades nutritivas, inclusive sendo vendida como complemento para alimentação humana (quase sempre na forma de cápsulas e comprimidos).
Dentre os benefícios do levedo podemos citar os seguintes.
Complementa a dieta.
Reduz a queda de cabelo.
Combate acne, pele oleosa, furunculose, eczema, psoríase, diabetes, fadiga, estresse.
Equilibra a flora intestinal.
Regula o intestino (deve ser consumido, para isso, pela manhã, com bastante água).
Proporciona ação desintoxicante no organismo.
Fortalece o sistema imunológico e os nervos.
Auxilia no tratamento de artrite, artrose, reumatismo e gota (para tanto deve ser ingerido ao final das refeições).
Na antiguidade os monges o utilizavam para tratar chagas (feridas, e não a doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, e que só foi identificada pelo sanitarista Carlos Chagas no século passado).
O levedo de cerveja é riquíssimo em fibras (assim como a semente de linhaça), aminoácidos (formadores de proteínas), vitaminas (sobretudo as do complexo B) e sais minerais. Além disso, tem alto teor de ferro orgânico, e forte presença de cromo (mineral muito importante no metabolismo do açúcar), o que lhe confere um sabor amargo.